CAIXINHA #05: briga de cachorro grande pela atenção do querido ouvinte
A sexta-feira mais concorrida do ano até o momento faz pensar no desafio de não desperdiçar uma boa música
Amigos e amigas, hora de abrir a Caixinha da semana - hoje um pouquinho mais tarde que o normal.
É bem louco, pra quem trabalha com isso ou simplesmente gosta de estar sempre ouvindo música nova, acompanhar uma sexta-feira como a da semana passada, que juntou um monte de lançamentos só de fera braba, como Anitta, Marília, Lud, Gusttavo, Ivete, Alok etc etc. Praticamente o mainstream brasileiro inteiro escolheu a última sexta de janeiro pra apresentar alguma coisa.
Acaba que não é bom nem pra quem lança, nem pra quem consome. Pra quem coloca o trabalho novo na rua, a briga pela atenção do público se junta a uma disputa exaustiva por posições de destaque nas playlists dos serviços de streaming. Pro ouvinte, fica puxado acompanhar tudo que sai e absorver alguma coisa desse tanto de novidade. Pelo caminho a gente vai perdendo um monte de música boa.
É o que pode rolar com alguns bons lançamentos da semana. Músicas que poderiam virar sucessos definitivos, mas que correm o risco de se perder nesse oceano de novidades.
Algumas delas estarão eternizadas aqui na Caixinha #05, que reúne músicas que - se a gente tivesse em condições normais de temperatura e folia - poderiam ficar marcadas como hits desse verão. Sem carnaval, sem show e sem festa, o desafio passa a ser outro: tentar grudar no ouvido de alguém até sexta-feira que vem.
CAIXINHA #05
Ivete Sangalo e Xanddy (Harmonia) - Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha
A primeira dessa Caixinha seria, com certeza, uma das favoritas pra levar o prêmio de hit do carnaval da Bahia desse ano, caso ele acontecesse. Ivete então deu um jeito de lançar a música quase como um easter-egg na festa do BBB. O melhor é que, assim como a estratégia, a música também é muito boa. Com a grife de Radamés Venâncio na produção, esse pagodão classudo é gatilho pesado pra quem tá com saudade daquela aglomeração gostosa de fevereiro.
Lucas Boquinha e Eric Land - Desce Deslizando
Excelente aposta de Lucas Boquinha e Eric Land pra concorrer na categoria hit de TikTok. Esse, aliás, é outro rolê muito louco, né? Todo mundo na busca por uma dancinha ou um passinho que ajude a estourar. Eu tenho um pouco de preguiça, mas, quando o negócio é bem bolado, torço pra dar certo. O curioso aqui é que parece que não chamaram o criador da coreografia pro clipe e os fãs do cara - que é um influenciador com 2 milhões de seguidores - tão putaços, xingando nos comentários.
Tarcísio do Acordeon e Xand Avião - Obsessão
Depois de levar o forró de vaquejada ao topo das paradas com “Meia noite”, Tarcísio do Acordeon deu mais um passo pra se firmar como um dos nomes mais populares do momento. Ele pegou “Obsessão”, uma das mais bonitas do repertório que tinha apresentado no ano passado, e deu a ela o peso que merece: chamou Xand Avião pra tornar o negócio ainda mais simbólico, um lance meio “encontro de gerações”. A sanfona manhosa de Tarcísio faz a cama perfeita pro dilema do vaqueiro entre o amor e a vaquejada.
Simone & Simaria, Tierry - Carro do Ovo
Aqui rola um encontro de dois fenômenos que sempre me chamam a atenção: a facilidade com que Simone solta essa voz, sem fazer qualquer esforço, e a precisão das letras de Tierry pra descrever imagens tão maravilhosas numa música de 14 versos. O sax lembrou os bons tempos de Simone e Simaria no Bar das Coleguinhas. Tudo certo nessa música.
Teto - M4 feat. Matuê
Essa, que já era hit antes de sair, finalmente tá na pista. Teto é um fenômeno do trap que, até semana passada, não tinha lançado sequer uma música, só prévias. A primeira é “M4” e saiu em parceria com Matuê, maior trapstar do país, que é o empresário dele. Pra não sair no mesmo bolo que todo mundo na sexta, eles lançaram o som no início da semana. Deu certo e a faixa bateu #1 no YouTube e Top 10 no Spotify.
BONUS TRACK
“Mano Brown”, um documentário Bicho Solto
A gente fecha essa edição da Caixinha com uma dica esperta: hoje, segunda-feira (01/02), às 19h, estreia no canal da Bicho Solto o documentário “Mano Brown”, produzido pelos craques Felipe Adão, João Brizzi e João da Mata. O link do primeiro episódio tá aqui, pra quem quiser definir o lembrete desde já. Se você estiver conferindo a newsletter depois do horário, é só clicar aqui pra ver o episódio na íntegra.