CAIXINHA #08: pisadinha future nostalgia & pisadinha sertaneja
Dois lançamentos mostram rumos totalmente diferentes para o gênero musical mais tocado do momento no brasil
Amigos e amigas, hora de abrir a Caixinha da semana.
Estou testando esse horário um pouco mais tarde, última hora de expediente, mais preguiçosa… O que vocês têm achado? Preferem de manhã cedo? Enfim, vamos ao que interessa: música nova.
A pisadinha realmente dominou as paradas de sucessos e a gente já começa a ver artistas de outros rolês tentando dar aquela clássica surfada na onda. A gente traz um exemplo disso na Caixinha de hoje, só que nesse caso o resultado foi positivo.
Enquanto isso, artistas do gênero já tentam seguir por outro caminho, misturando o piseiro com o que, paradoxalmente, tem de mais moderno na música pop mundial atualmente: o clima de nostalgia futurística tão bem pavimentado por Dua Lipa e The Weeknd em seus mais recentes trabalhos. Duas propostas diferentes pra prolongar a vida da pisadinha no topo.
A bregadeira também é uma tendência em ascensão, com fenômenos como Menor Nico emplacando um memehit atrás de outro. Nessa onda, a gente traz a nova de um ex-cantor mirim que cresceu e segue sendo uma das principais apostas de um dos maiores produtores do Brasil.
Tem também um encontro paraense pai d’égua, uma viagem à Nova York dos anos 80 e o brega funk de um ex-Restart.
Eita, salada boa, hein?! Dá o play aí que tá gostoso!
CAIXINHA #08
Davi Sabbag - Café Preto (feat. Kafé)
Davi Sabbag, ex-Banda Uó, chega com o clipe da deliciosa “Café Preto”, uma das faixas de “Ilusão”, álbum que ele lançou lá em 2019. No vídeo, ele juntou uma galera do voguing e dos encontros nos ballrooms de Nova York nos anos 80. Como diz a paradinha gostosa da música: chique. Bom pra começar de leve e gostosinho.
Gaby Amarantos e Jaloo - Tchau
Entrosada feito pato e tucupi, a dupla paraense Gaby Amarantos e Jaloo acertou em cheio nesse bregaço que é “Tchau”. A música conta a história do famigerado “amor de pica”, que é dificil de largar, mas não faz bem pra ninguém. A produção do som é assinada pelo próprio Jaloo e o clipe é dirigido pelo craque João Monteiro.
Ruanzinho - Me Vingar Mozão
O Ruanzinho é um ex-cantor mirim que estourou há alguns anos com o batidão romântico “Sou Favela” e, desde então, é tratado como uma joia rara do produtor Dany Bala, hitmaker de primeira. O moleque cresceu, já tá adolescentezinho, a voz deu uma engrossada… Essa semana ele e o padrinho chegaram com uma bregadeira bem chiclete que tem tudo pra virar nos próximos meses. “Me Vingar Mozão” é daquelas que cheiram a TikTok!
Zé Vaqueiro - Volta Comigo BB
O pupilo de DJ Ivis vai se firmando como um dos maiores nomes desse novo forró de teclado que dominou as paradas de sucesso. Sem medo de arriscar, Zé Vaqueiro chega com uma pisadinha à la The Weeknd - Blinding Lights (Live at AMAs), incluindo o forró na pegada future nostalgia que dominou a música pop mundial. Não teria por que não fazê-lo. É mais uma do DJ e d’O Original!
Fernando & Sorocaba e Tarcísio do Acordeon - Só não divulga
Vocês sabiam que isso ia acontecer, né? Nosso shark tank Sorocaba não ia deixar a pisadinha passar sem empreender nesse filão também! Pelo menos o resultado foi bom. “Só não divulga”, com Tarcísio do Acordeon, o diferente dos iguais, é a primeira..., é a primeira boa mistura de piseiro com sertanejo, graças ao refrão na pegada do vaqueiro mais hitmaker do momento. A faixa aponta aí um caminho que provavelmente vai ser seguido por muitas outras duplas e cantores sertanejos.
Tati Zaqui - Mandou Descer
Todo verão, a Tati Zaqui recebe umas duas músicas boas dos principais compositores de hits chicletes do Brasil. Dessa vez, quem ligou foi o Pe Lu, ex-Restart, que é um dos compositores de “Mandou Descer”, um brega funk arrastado que também deve ter o TikTok brasileiro como a principal ferramenta de divulgação.